Antes de mais nada, vale ressaltar que um dos maiores problemas dos autônomos na hora de ter crédito aprovado está no fato de não conseguir comprovar renda. Afinal, grande parte dos bancos e financeiras exigem que comprove renda para que tenha o crédito aprovado. Dessa forma, para que consiga comprovar a sua renda mesmo como autônomo, se torne um MEI. Ao se registrar como Micro Empreendedor Individual vai conseguir comprovar renda por meio do Imposto de Renda anual e ter aprovação mais facilitada a um crédito pessoal.
Sem dúvidas, criar uma conta digital se trata de uma das melhores opções para os autônomos que desejam contratar um empréstimo e não tem aprovação de bancos e financeiras tradicionais. Isso porque, hoje em dia, pode encontrar várias ofertas de fintechs com taxas e condições vantajosas. Além disso, vai precisar apenas ter uma conta digital e fazer movimentações para que consiga aprovação de crédito dos bancos digitais. Então, não vai precisar comprovar renda, pode ter as facilidades de uma conta digital e ainda crédito de modo simples e fácil.
De modo geral, existem diversas opções de crédito presentes no mercado atual. Dessa maneira, se torna essencial que faça uma pesquisa para saber se uma linha de crédito atende as suas necessidades. Afinal, precisa contratar um empréstimo que possa ser útil e consiga atender a seus propósitos. Saiba que não deve fazer um empréstimo com parcelas muito altas que podem comprometer grande parte de sua renda. Também deve se atentar aos prazos e taxas de juros para que faça um bom negócio.
Os autônomos que desejam fazer um empréstimo não podem focar apenas em um único banco ou financeira. Afinal, ele deve fazer uma avaliação de várias instituições para que consiga avaliar propostas e saber qual vale a pena fechar contrato. Então, busque simular linha de crédito pessoal com vários bancos, financeiras e fintechs para saber a melhor opção para seu perfil e para as suas finanças
Na hora de simular a contratação do crédito pessoal deve estar atento ao Custo Efetivo Total. Isso porque, o CET se trata da soma total do empréstimo. Por isso, tem todo valor das taxas de juros, tarifas e assim por diante. Existem muitas pessoas que não se atentam ao CET e pagam por taxas de juros além do normal. Vale lembrar que isso pode aumentar as chances de se endividar e não conseguir fechar um bom negócio.
Por fim, se trata de algo essencial simular um empréstimo para saber o valor das parcelas. Nossa dica é que não comprometa mais do que 35% da sua renda total ao mês com o valor das parcelas do empréstimo. Saiba que deve se atentar ao valor das parcelas para que não se prejudique no futuro e tenha riscos de se tornar inadimplente. Portanto, contrate apenas o crédito pessoal com parcelas que cabem dentro do seu orçamento.