Sobretudo, essa nova forma de transferir dinheiro entre contas, mais conhecida como PIX, foi lançado para o público em geral usar a partir do final do ano de 2020. Contudo, mesmo sendo uma ótima ferramenta para agilizar esses processos junto com a facilidade veio novos modos de aplicar golpes. Além disso, não só os golpes acabaram se tornando um importuno. Isso porque para transferir dinheiro assim basta ter em mãos uma chave. Diferente de antes que era necessário ao transferir por TED ou DOC informar vários dados do banco.
A princípio, o mais recomendado a qualquer pessoa que tenha recebido um valor sem ter tido um fim para ele, ou seja por engano, é devolver o mais breve possível. Bom, mas para isso você precisa descobrir de onde aquele dinheiro veio, só assim consegue devolver. Dessa forma, o processo se inicia com a empresa de origem do dinheiro, qual banco o transferiu. Bem como, você pode entrar em contato com essa instituição e relatar o ocorrido para que eles te orientem como proceder.
No entanto, mesmo esse sendo considerado um crime de apropriação de bens, pode acontecer de a pessoa de fato se recusar fazer a devolução da quantia. Dessa forma, o que se recomenda é que a pessoa vá até uma delegacia mais próxima dê inicio a um processo de ocorrência contra a pessoa. Só assim, você terá uma base para conseguir o dinheiro perdido de volta. Sendo assim, para começar esse processo de registrar boletim, é muito importante que você tenha em mãos o extrato que comprove a transferência.
Além disso, é sempre muito que a pessoa conte também com um profissional. Ou seja, busque um advogado para lhe auxiliar em todos os trâmites. No entanto, apenas faça isso se de fato o dinheiro conter um valor um pouco mais excedido. Caso contrário, em baixos valores compensa mais se contentar com o prejuízo.