Empréstimo | Aprenda Como Não Se Endividar

Publicidade

Em geral, todo processo para recuperar as finanças e sair do vermelho se trata de um grande desafio. No entanto, muita gente não sabe se encarar um novo empréstimo pode ajudar a se livrar do vermelho. Vale lembra, que devido a pandemia, todo o país ficou em crise e muitas pessoas tiveram as suas vidas financeiras afetadas. Além disso, o índice de desemprego e de empresas que fecharam as portas cresceu de modo significante.

Sendo assim, em primeira instancia, contratar uma linha de crédito parece ser a melhor saída. Porém, deve ter atenção e cuidado para não comprometer ainda mais as suas finanças com um empréstimo. Pensando em te ajudar, vamos te mostrar nesse post 4 opções para contratar uma linha de crédito sem que se endivide. Confira:

Publicidade

Como faço para não se endividar com um Empréstimo?

1-Refinancie suas dívidas

Antes de mais nada, caso já tenha contratado um empréstimo pessoal. Contudo, as parcelas te deixaram no vermelho e não conseguiu pagar os valores em dia. Saiba que recorrer a um refinanciamento da dívida pode ser a melhor saída. Isso porque, ao recorrer essa opção pode obter taxas de juros baixos e condições e prazos mais extensos. Sendo assim, vai conseguir pagar tudo em dia, sem que precise se endividar com as parcelas em atraso. Vale ressaltar que as taxas de juros têm sofrido passado por uma fase decrescente. Então, caso tenha feito seu empréstimo a um tempo, vai ter grandes chances de conseguir boas taxas de juros e um prazo mais longo para quitar a dívida e não ter que se endividar.

2-Busque sempre simular o valor do CET

Hoje em dia, já se tornou essencial que entenda melhor sobre educação financeira, assim pode ter um controle melhor das suas finanças. Portanto, antes de contratar qualquer linha de crédito deve simular o valor das parcelas e se atentar ao CET. Isso porque o Custo Efetivo Total (CET), se trata de um ponto muito importante. Afinal, por meio dele vai saber o valor total do empréstimo junto com taxas de juros, tarifas e outras cobranças. Para que evite se endividar, deve simular e avaliar o CET para ter certeza que vai conseguir pagar os valores da cobrança sem se comprometer no futuro.

Publicidade

3-Empréstimo Consignado

Sem dúvidas, contratar a linha de crédito consignado se trata de uma das melhores formas de reduzir as taxas de juros de um empréstimo. Isso porque, as taxas de juros de um empréstimo pessoal são muito maiores do que as aplicadas em um consignado. Dessa forma, ao optar pelo consignado você reduz as chances de acabar se endividando. Além disso, vai ter o pagamento descontado direto da sua folha de pagamento ou benefício. Afinal, essa linha de crédito está disponível apenas para servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS. Mas, não realiza consultas ao órgão de proteção ao crédito e possui taxa de juros a partir de 0,65% ao mês.

4-Empréstimo com garantia de veículo ou imóvel

Por fim, os empréstimos onde o cliente oferece o seu veículo ou imóvel como garantia de pagamento reduz os riscos de inadimplência. Dessa forma, o banco ou financeira pode reduzir as taxas de juros aplicada sobre a operação. Porém, nesse caso você deve se atentar para pagar todas as parcelas em dia. Isso porque, caso não pague o valor das parcelas, o banco ou financeira pode usar o carro ou imóvel para pagar pelo prejuízo. De qualquer forma, essa linha de crédito conta com taxa de juros baixos, prazos mais extensos e você pode contratar um credito com valor mais alto.

Compartilhe
Autor: pedro

Relacionados

© 2024 -

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias equivalentes para otimizar sua experiência de navegação. Ao prosseguir, você aceita o uso dessas tecnologias conforme especificado. Política de privacidade OK