Conheça Todos Os Detalhes Sobre Commodities Agrícolas


De modo geral, os commodities Agrícolas se trata de uma palavra que está sempre presente em noticias do dia a dia. Além disso, uma hora ou outra ouvimos falar que a cotação do commodities favoreceu ou prejudicou uma empresa. Mas, o investidor ainda possui dúvidas sobre como investir no mercado e como funciona os commodities. Antes de mais nada, vale deixar claro que essa palavra significa “mercadoria” .

Assim, o commodities se trata de produtos no mercado vistos como matérias-primas. Ou seja, todos aqueles produzidos em uma grande escala ou que estão estocados facilmente. Ou seja, soja, petróleo, café, gado, ouro e assim por diante. Veja a seguir tudo sobre o assunto:

Afinal, o que são os Commodities?

Primeiro, como já falamos, os commodities se trata de produtos que tem origem primária e com produção em grande escala. Dessa forma, eles são comercializados em todo o mundo com grau de industrialização, e possui alguns pontos uniformes. Além disso, todos esses produtos podem ser estocados sem que haja perca de qualidade ou de qualquer outro tipo. Então, o consumo de todos esses produtos acontece de modo mundial. Então, eles se tornaram uma das melhores formas de investir, por todo o mundo consumir esse tipo de produto. Até porque eles possuem uma demanda continua e infinita.

Como faço para investir no mercado em Commodities?

Sobretudo, você pode investir nesse mercado por meio de contratos que estão disponíveis no Mercado Futuro. Ou seja, esse é um ambiente que faz parte da bolsa de valores, onde ficam disponíveis contratos de compra e venda de ativos para negociações junto a uma data futura. Desse modo, o investidor vende ou compra contratos futuros ao invés de vender ou comprar ações de empresas. Vale lembrar, que essa opção surgiu no mercado para proteção do investidor e também dos produtos em casos de crise. Então, todas as cotações são para uma data futura ao contrato atual.

Quais os principais grupos?

  • Agrícolas, que inclui produtos cultivados por meio do agronegócio. Ex: milho, açúcar, algodão, trigo, soja, café e assim por diante;
  • Ambientais, que se trata de produtos com origem natural vistos como essenciais para realizar a produção agrícola e industrial. Ex: geração de energia, madeira e água;
  • Financeiras, que está presente nas moedas e também nos títulos do governo. Ex: títulos públicos do Governo Federal, dólar, Euro e Real;
  • Minerais, que provém do segmento de minerais, energia e metais. Ex:, gás natural, etanol, ouro e petróleo.
  • Investir em Commodities vale a pena?

    Sem dúvidas, quando falamos de exportação de matérias primas, o Brasil sempre ganha destaque. Afinal, a exploração em grande escala dos recursos naturais e também um país amplo contribui para esse destaque mundial. Por isso, no ano de 2014 era um total de 65% de todas as exportações feitas no país. Assim, no ano de 2015 essas exportações foram capazes de produzir cerca de 190 bilhões de dólares. Por isso, esse mercado possui um gigante impacto em nossa economia.

    Vale lembrar, que hoje em dia o Brasil é um dos principais países que mais fazer comércio de mercadorias de consumo global. Então, os valores dos produtos estão expostos por meio de um limite global. Ou seja, caso a demanda global esteja alto, o valor dos produtos também sobe, e assim o investidor lucro com o aumento. Mas, quando a demanda está baixa, o investidor acaba sofrendo com a queda dos produtos. De qualquer forma, trata-se de uma opção com altas chances de lucro para o investidor por isso vale a pena investir.

    Por fim, o mercado de commodities se trata de uma ótima opção para quem deseja investir hoje em dia. Afinal, como já falamos, o Brasil tem um mercado que está sempre em alta, permitindo que tenha bons lucros. Mas, de qualquer forma, antes de investir, busque estudar mais sobre esse mercado para que possa fazer boas aplicações no commodities.

Compartilhe
Autor: pedro

Relacionados

© 2024 -

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias equivalentes para otimizar sua experiência de navegação. Ao prosseguir, você aceita o uso dessas tecnologias conforme especificado. Política de privacidade OK