Desconto na Conta de Luz | Conheça o Programa Tarifa Social


Quer ter desconto na sua conta de luz? Embora muita gente não saiba, por meio do programa Tarifa Social os brasileiros podem obter uma redução de até 65% na cobrança mensal de energia. Sobretudo, o programa tem como objetivo garantir que famílias de baixa renda consigam economizar com a conta de luz todos os meses. Contudo, para que receba os descontos na conta de luz, vai precisar atender uma série de requisitos.

Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cerca de 12,3 milhões se beneficiaram com a Tarifa Social apenas no ano de 2021. Mas, o Governo estima que em cerca de mais de 25 milhões de famílias sejam beneficiadas pela Tarifa Social e conseguir descontos na conta de luz. Quer saber mais sobre esse programa social e como pode participar? Então, continue lendo o artigo que vamos te deixar por dentro de tudo sobre o assunto.

Desconto na conta de luz com o Tarifa Social:

Antes de mais nada, vale deixar claro que todo o processo de inclusão no programa social se tornou automático desde o ano de 2022. Dessa forma, não existe necessidade de uma inscrição específica para ter acesso aos descontos.

Saiba que antes do ano de 2021, os interessados tinham que entrar em contato com a companhia de energia elétrica para solicitar os descontos. Porém, com as novas regras, os que estão no CadÚnico já podem ser inclusos de forma automática na Tarifa Social, desde que atendam todos os requisitos solicitados.

Existem muitas famílias que fazem parte do CadÚnico e não recebem os descontos por estarem com os dados desatualizados. Sobretudo, manter os dados atualizados junto ao banco de dados garante acesso não apenas ao Tarifa Social, mas também a vários outros programas do Governo Federal.

Afinal, quem tem direito ao programa Tarifa Social ?

Primeiro, vale ressaltar que apenas com a inscrição do CadÚnico, não vai conseguir os descontos em sua conta de luz. Assim como falamos antes, existem alguns critérios que vai ter que atender para que tenha acesso ao programa social. Confira a seguir todos os critérios exigidos pelo Governo Federal para obter desconto na conta de luz com a Tarifa Social:

  • A família deve estar inscrita e com todos os dados atualizados junto ao Cadastro Único; 
  • Ter renda per capita igual ou menor que meio salário mínimo; 
  • Idosos de até 65 anos, PCD que recebem BPC ou inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salário mínimos também podem fazer parte do Tarifa Social; 
  • Portadores de doenças ou com deficiência física, motora, visual, intelectual, múltipla ou auditiva; 
  • Enfim, são elegíveis todas as famílias de baixa renda que fazem parte do Bolsa Família. 

Como funciona o desconto na conta de luz no Tarifa Social?

Saiba que os descontos ocorrem de acordo com o consumo das famílias e também do perfil de cada uma delas. No geral, quando menor o consumo mensal, maior o desconto na conta de luz por meio do Tarifa Social. Vale deixar claro que os descontos podem chegar até 65%.

Inscrição do Tarifa Social:

Assim como falamos antes, vai ter que fazer sua inscrição junto ao CadÚnico para que faça parte do programa social. Além disso, o programa Tarifa Social não possui um portal exclusivo para que os interessados façam a inscrição.

Então, depois de fazer seu cadastro e atender a todos os requisitos do Governo, deve aguardar até que o desconto seja liberado de forma automática. Se mesmo após fazer todo o processo e não ter sido contemplado com o desconto na conta de luz, deve ir até uma unidade do CRAS perto de onde mora.

Por fim, use agora todas as nossas instruções e dicas para que faça parte do desconto na conta de luz com a Tarifa Social . Até mais e boa sorte!

Link para Participar:

Tarifa Social

Compartilhe
diego

Relacionados

© 2024 -

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias equivalentes para otimizar sua experiência de navegação. Ao prosseguir, você aceita o uso dessas tecnologias conforme especificado. Política de privacidade OK