O FGTS trata-se de um valor que é depositado todo mês pela empresa em uma conta vinculada ao nome do funcionário contratado. Basicamente, trata-se de uma garantia que fica disponível ao trabalhador em diversos tipos de situações. A mais comum delas em casos de demissões sem justa causa.
Desse modo, o valor fica guardado em uma conta junto à Caixa Econômica Federal do Brasil E você tem acesso em situações específicas. Bem como, em casos de doenças crônicas, demissões sem justa causa como citamos antes e também na hora de realizar aquisição do imóvel próprio.
Todo trabalhador formal tem direito a receber o FGTS. Ou seja, quem exerce funções remuneradas com carteira assinada tem direito a receber o valor depositado em sua conta todo mês. De acordo com a legislação do Brasil, o valor deve ser depositado pelo empregador e o empregado não pode ter o valor descontado de seu salário.
Saiba que você pode consultar o seu saldo disponível junto ao FGTS de modo 100% online e gratuito. Para isso, você vai ter apenas que baixar em seu celular o app “Meu FGTS“. Se quiser também pode consultar o seu saldo por meio do site oficial da Caixa. Veja a seguir o passo a passo:
Na hora de realizar a compra da sua casa própria, o saldo do FGTS fica disponível para que utilize como parte do pagamento. Assim, o valor disponível pode ser usado para entrada ou diminuir o valor das parcelas de seu financiamento. Veja seguir como realizar todo processo:
Dessa maneira, a Caixa Econômica vai liberar o valor e transferir o seu FGTS para a agência bancária que solicitou e ficou responsável pela compra do seu imóvel próprio.
Caso esteja negativado e com restrições em seu CPF, mas tem interesse em utilizar o valor disponível do seu FGTS para realizar a compra de um imóvel. Saiba que pode fazer uso do valor ainda que esteja negativado para comprar a sua casa própria. Porém, é possível que você tenha dificuldade na hora de conseguir o financiamento ou empréstimo para realizar a compra do seu imóvel.
Contudo, existem algumas empresas que oferecem esse tipo de crédito para esse público específico. Trata-se de instituições financeiras especializadas em oferecer os valores necessários para quem está com restrições no mercado. De qualquer forma, sabe que vai ter total liberdade em solicitar a liberação do seu FGTS para fazer a compra do seu imóvel.
Saiba que existem algumas restrições na hora de utilizar o saldo do FGTS para realizar compra de imóveis. Veja seguir o que você não pode fazer com o valor do fundo de garantia:
Portanto, se você não estiver em nenhuma das situações que mencionamos acima, vai conseguir usar o seu FGTS para comprar o seu imóvel próprio com muita facilidade.
Confira abaixo algumas vantagens que você pode ter ao realizar a compra de sua casa própria com saldo do FGTS:
Existe uma única desvantagem ao optar por usar o saldo disponível do seu FGTS no processo de aquisição da sua casa própria. Isso porque depois de utilizar o saldo você vai ficar sem garantia para lidar com algum tipo de emergência. Por exemplo, em caso de demissão sem justa causa você não vai ter mais o valor disponível para saque. Mas, além disso, não existe nenhum outro tipo de problema na hora de utilizar o dinheiro do FGTS para comprar o seu imóvel.
Sabe que você pode ter total controle do saldo disponível no FGTS em sua conta pelo seu celular. Para isso, você deve acessar o Google Play ou App Store para fazer o download gratuito do app “MEU FGTS”. Em seguida, faça um cadastro com todos os dados solicitados e vai ter acesso ao saldo disponível em sua conta.
Em conclusão, usar o FGTS para comprar a sua casa própria é uma excelente opção para facilitar esse tipo de aquisição. Então não deixe de procurar o gerente de seu banco e analisar a possibilidade de utilizar o seu saldo para realizar a compra do seu imóvel. Boa sorte e até a próxima!