Tudo Sobre Fundo De Renda Fixa - Veja Tudo Agora

Publicidade

De modo geral, o maior mercado que existe dentro do universo do investimento é o de Renda Fixa. Por meio dela, todas as regras em relação à remuneração são pré-definidas. Portanto, o investidor pode conhecer todos os prazos e também como ocorre o cálculo da remuneração antes de realizar a sua aplicação. Mas, as pessoas que estão começando a investir possuem algumas dúvidas em relação ao fundo da Renda Fixa.
Publicidade

Dessa maneira, os investidores que tem perfil conservador e tem objetivo de investir a curto prazo podem escolher um fundo de renda fixa. Até mesmo, quem deseja começar a investir dentro do mercado financeiro. Sendo assim, no post a seguir vamos te mostrar tudo sobre o fundo de Renda Fixa. Confira:

Tudo Sobre Fundo De Renda Fixa - Veja Tudo Agora

Como funciona o fundo de Renda Fixa? 

Antes de mais nada para que você consiga entender um pouco melhor sobre fundo de investimento. Em geral, se trata de um veículo no qual você pode aplicar recursos dentro do mercado financeiro sem precisar realizar nenhum tipo de operação ou gerir. Então, o investidor não escolhe os ativos.

Ou seja, quem realizar esse processo é um gestor profissional de finanças. Vale deixar claro que são fundos de renda fixa todos os fundos de investimentos que tem mais de 80% de seu patrimônio em títulos. Por exemplo, Tesouro Direto, CRIs, bancários, debêntures, entre vários outros. Afinal, existe uma grande diversidade em relação aos títulos que você pode usar para compor o fundo. Desse modo, 20% dos recursos resultantes podem ser aplicados em derivativos.

Publicidade

Assim, você pode aumentar a suas chances de obter ganhos junto a Selic quando estiver em baixa. Saiba que a renda fixa se trata do maior mercado de todo mundo. Isso porque, ela é vista como um terreno seguro por praticamente todos os investidores. Embora os investimentos de alto risco possa oferecer chances de ganhos maiores. A renda fixa permite que você também tenha ganhos mais com uma segurança muito maior.

Quais os tipos de fundo?

Hoje em dia, existem seis tipos de fundo de renda fixa que estão dentro do mercado. Ou seja, Renda fixa a curto prazo, longo prazo, simples, referenciado, dívida externa e crédito privado. Conheça abaixo os detalhes de cada um:

  • Curto prazo– basicamente, os fundos de renda fixa de curto prazo realizam apenas negociações de títulos convencimento próximos. Então, nessa opção você vai encontrar aplicações convencimento de no máximo 12 meses. Mas, o prazo em média e mais indicado para os vencimentos desses títulos devem acontecer dentro de pelo menos 60 dias;
  • Longo prazo– Já nessa opção de renda fixa, o investidor deve ter títulos convencimento acima de 12 meses. Dessa maneira, o gestor do fundo pode ter uma flexibilidade maior na hora de escolher os ativos. Porém, tem em mente que os fundos de longo prazo podem oferecer mais riscos ao investidor;
  • Simples– Dessa maneira, nessa opção objetivo principal da renda fixa é oferecer é o investidor segurança. Por isso, o investidor tem pelo menos 95% dos seus recursos investidos em títulos públicos;

Tudo Sobre Fundo De Renda Fixa - Veja Tudo Agora

  • Crédito Privado– contudo, essa opção se torna o total oposto do fundo simples. Afinal, o investidor aplica 50% do seu patrimônio em títulos de iniciativas privadas;
  • Referenciado– nesse caso, 95% do patrimônio deve ser aplicado em títulos do índice escolhido. Mas, 80% dos títulos públicos ou privados precisam ter baixo risco;
  • Dívida externa– por fim, nesse fundo de renda fixa você deve ter pelo -80% de todos os seus recursos investidos no Tesouro Nacional a dívida externa do Brasil.

Quais os riscos? 

Sem dúvidas, qualquer tipo de investimento possui os seus riscos assim como a renda fixa. Porém, está disponível para aplicações mais conservadoras. Por isso, os riscos podem variar de acordo com os tipos de operações que você faz. Dessa maneira se torna essencial que você esteja sempre atento a todas as alterações dentro do mercado.


Para finalizar, investir é uma das formas mais seguras e prática de investir dentro do mercado hoje em dia. Por isso, agora que você pode conhecer um pouco mais sobre esse tipo de investimento. Saiba que pode usar os nossos dados ao seu favor para se planejar e começar a investir em renda para obter lucros que almeja.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024
DISCLAIMER: Vale deixar claro que o PLUSONBR não é responsável pela aprovação ou liberação de qualquer produto financeiro ou aplicativo. Apenas disponibilizamos informações para tirar as dúvidas de nossos leitores. Saiba ainda que as informações podem mudar em pouco tempo. Então nosso site pode ficar com dados desatualizados rapidamente. Por isso, o PLUSONBR não oferece nenhuma garantia de que as informações de nosso site estejam atualizadas. Além disso, o PLUSONBR não faz a solicitação de dados pessoais dos leitores ou realiza cobranças. Então, se isso acontecer, deve entrar em contato com a nossa equipe o mais rápido possível.