Dessa forma, com a volta do programa MCMV, novas regras e mudanças no programa vão garantir moradia para as famílias de baixa renda. Para que entenda tudo sobre o programa, novas regras e como fazer a inscrição, reunimos um guia explicativo para que tire as suas dúvidas. Confira:
Basicamente, o aluguel é uma das despesas que mais comprometem o salário dos trabalhadores brasileiros. Sendo assim, por conta desse tipo de despesa, grande parte das pessoas ficam sem recursos disponíveis para arcar com outros gastos.
Por exemplo, saúde, alimentação, remédios e muito mais. Então, para garantir que as famílias de baixa renda tenham acesso a moradia, o Governo Federal decidiu lançar no ano de 2009 o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Dessa forma, o programa ajuda as famílias a realizarem o sonho da casa própria.
Vale lembrar que o MCMV ficou conhecida por muito tempo como a ação do que mais contribuiu para a vida financeira dos brasileiros na conquista da casa própria. Sendo assim, com a volta do MCMV, houveram algumas mudanças no programa. Contudo, saiba que o programa ainda segue com o objetivo de facilitar a compra de imóveis para famílias de baixa renda.
O programa Minha Casa Minha Vida trata-se de uma ação do Governo que tem o objetivo de conceder ás famílias de baixa renda a chance de aquisição da casa própria. Dessa forma, garante facilidade para os brasileiros que desejam sair do aluguel. No geral, o incentivo á casa própria ocorre por meio de uma medida para melhoria habitacional dos brasileiros.
Agora, com as novas regras do MCMV, as famílias agora podem fazer a compra de imóveis usados. Mas, a concessão do benefício por meio do MCMV ocorre de acordo com uma avaliação da renda familiar. Sendo assim, as famílias são dividas de acordo com a renda em três etapas.
As rendas aceitas do programa podem variar entre R$1800 até R$9 mil. Saiba ainda que as variações de renda são as responsáveis para que o valor do subsídio seja definido. Também vale destacar que para fazer parte do MCMV, vai ter que passar por uma análise de condições diferenciais de residências rurais e urbanas.
Para que faça parte do MCMV é essencial que atenda a algumas exigências do Governo. De modo geral, as restrições tem como objetivo garantir que as famílias de baixa renda que precisam de moradia realizem o sonho de conquistar a casa própria.
As famílias que vivem em situação de vulnerabilidade maior tem prioridade na seleção para fazer parte do MCMV. Veja no lista abaixo quem não pode fazer parte do Minha Casa Minha Vida:
Para que faça a sua inscrição junto ao programa MCMV saiba que vai ter que atender todas as exigências citadas anteriormente. Neste caso, vai ter que ir até a prefeitura da cidade onde mora. Também pode ir em uma das agências físicas da Caixa ou correspondentes bancários.
Vale ressaltar que deve levar todos os seus documentos para fazer a simulação. Depois de fazer esse processo o seu cadastro vai passar por uma análise junto a Caixa. Por fim, vai ter apenas que aguardar a resposta para saber se foi aprovado para comprar a sua casa junto ao MCMV.