PIS | Quem recebe o abono salarial?


Abono salarial é um benefício oferecido à trabalhadores de carteira assinada que recebem em média até 2 salários mínimos. O valor desse abono se iguala à um valor máximo de 1 salário. Agora, se tratando de quem pode receber esse abono, são os que contribuem com o PIS e o Pasep.

Para poder receber, é preciso que tenha 30 dias feitos no ano-base e tenha seus dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Assim, como todo benefício trabalhista, este tem alguns requisitos.

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) engloba os trabalhadores da rede privada. Busca integrar o empregado com o desenvolver da empresa em que trabalha. Os dois distribuem de forma melhorada o valor dos que recebem menores salários.

O objetivo de é de financiar os valores do segundo desemprego, abono e receita.

Nele, a empresa é responsável em depositar um valor de no máximo 1 salário mínimo, para aqueles funcionários que recebem no máximo o valor de 2. O banco responsável pelo pagamento é a Caixa Econômica Federal.

Funcionários autônomos não têm o direito de receber o programa, e o principal motivo é que, eles não trabalham de carteira assinada e esse é a principal regra. Mas, em contrapartida, eles têm direto ao INSS.

Quem não tem direito?

Aqueles que não têm o direito receber o benefício são os empregados domésticos, quem trabalha de forma urbana e rural que foram contratados por uma pessoa física.

Por outro lado, mesmo que a pessoa seja aprovada em todos os requisitos, há outros motivos em que o abono pode não ser pago. Como por exemplo, se o trabalhador não ter o número do PIS/Pasep na Carteira de Trabalho Digital, ele não terá. Nesse caso, a empresa precisa colocar.

Valores do PIS:

O valor é igual ao máximo de um salário mínimo, que em 2023, equivale à R$1.320,00. Entretanto, você pode acumular o valor, mas se o valor ao ir sacar passar de 3 mil reais. a forma de saque irá ser alterada.

Como receber o PIS?

O pagamento baseia-se no mês em que o funcionário faz aniversário. Então, é de suma validez que fique sempre atento com os calendários e quando ver que está na sua época de receber, ir até uma agência, caixa ou lotérica. Sendo assim, só irá receber se houver uma conta na Caixa, e por fim, quando comparecer, ir com seu documentos em mãos e o número do PIS.

Como sacar?

Cartão Cidadão:

O Cartão do Cidadão oferece recursos trabalhistas, usado quando, se no caso, o trabalhador não ter uma conta e precisar de outro meio para receber o valor. Ele não oferece apenas o valor do abono, mas também é possível sacar outros benefícios, como: Bolsa Família, FGTS, Segundo desemprego, e etc.

Então, tendo um Cartão Cidadão, basta ir à uma agência de autoatendimento da Caixa ou em lotéricas.

Agência da Caixa:

Sendo assim, para aqueles que não têm o cartão cidadão, pode sacar o valor em uma agência. Comparecer com o documento oficial e o nº do PIS. O cartão é para aqueles que recebem algum benefício mas não possuem uma conta para isso.

&nbsp

Link para Consultar:

Consultar PIS Online

Compartilhe
diego

Relacionados

© 2024 -

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias equivalentes para otimizar sua experiência de navegação. Ao prosseguir, você aceita o uso dessas tecnologias conforme especificado. Política de privacidade OK