Confira Se Vale a Pena Fazer o Resgate Da Sua Previdência Privada


Sem dúvidas, para muitos brasileiros hoje em dia garantir uma grana extra para aposentadoria se trata de algo essencial. Dessa maneira, garantir planos de previdência privada é uma das melhores opções para esse tipo de finalidade. Porém, existem muitas dúvidas sobre a melhor forma de realizar o resgate do plano previdenciário.

Embora se trate de um processo bastante simples, onde vai precisar realizar alguns cálculos. Ainda existe muita gente que não sabe se vale a pena ou não fazer o resgate da previdência. Então, no artigo abaixo temos diversos detalhes sobre o assunto para que consiga tomar a melhor decisão.

Como faço para calcular a rentabilidade da previdência privada?

Antes de mais nada, primeiro você precisa saber mais sobre o seu plano de previdência privada. Além disso, também precisa conhecer a sua real rentabilidade. Sendo assim, saiba que existem duas formas de ter acesso a esse tipo de informação. Ou seja, perguntando diretamente para o seu gerente indo até uma agência bancária.

Contudo, também pode fazer uma consulta por meio do internet banking para ter acesso às informações de modo 100% online. Porém, saiba que a previdência privada se trata de um tipo de investimento a longo prazo. Então, ao realizar a sua contratação deve ter um prazo maior para que consiga ter acesso a um retorno. Por exemplo, se você deseja ter um retorno entre 12 a 36 meses vai aplicar seu dinheiro em vão.

Como descubro a tributação do meu plano de previdência?

Após adquirir um plano de previdência privada, também precisa perguntar o seu gerente ou fazer uma consulta online sobre a tributação. Vale deixar claro que precisa descobrir se essa tributação acontece de modo progressivo ou regressivo o que em quanto tempo ela se aplica em seu plano.

Quais as diferenças entre as tabelas dos planos da previdência privada? 

  • Progressiva– os planos de aplicados na tributação progressiva em relação ao resgate se trata de uma das piores opções. Afinal, por meio dele o titular tenha descontos muito altos;
  • Regressiva– no entanto, está se trata da melhor opção para sua previdência. Isso porque, ela já começa com um valor bastante alto e vai diminuindo cerca de 5% a cada dois anos. Em seguida, após atingir um determinado valor tem a diminuição de 10% do percentual para aplicações no prazo de 10 anos.

Vale a pena fazer o resgate da previdência?

Tudo vai depender do tipo de tributação que será aplicada no seu plano de previdência. Afinal, em relação a progressiva não vai ter grandes alterações. Até porque, em qualquer tempo que você fizer o resgate vai obter um prejuízo. Então, se torna quase que obrigado a fazer o resgate apenas no prazo final do plano. Mas, quem é opta pela tributação regressiva vai ter um total diferença em relação ao resgate.

Vale deixar claro que nessa opção não vai obter tantos prejuízos e pode obter uma boa aplicação dentro de 10 anos ou mais. Assim, o seu resgate vai te oferecer o valor investido. Porém, saiba que os prazos de aplicações acontecem de modo individual. Ou seja, podem variar de acordo com cada investidor e a frequência em que ele aplicou seus recursos no seu plano de previdência para obter uma alíquota.

Enfim, como pode ver, fazer o resgate de sua previdência vai te atribuir vantagens apenas se tiver a tributação regressiva. Por isso, para que não saia no prejuízo, se atente ao tipo de tributação antes de fazer o resgate ou na hora de contratar um plano de previdência.

Compartilhe
Autor: pedro
© 2024 -

Aviso de Cookies

O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK