Finanças - Renegociar Dívida Ou Fazer Empréstimo?

Publicidade

Hoje em dia, cerca de 40% de todos os brasileiros adultos possuem pelo menos uma dívida em aberto no qual não conseguem fazer o pagamento. Além disso, o número de inadimplentes em todo o país tem aumentado muito nos últimos anos. Por isso, muita gente tem se preocupado em sair das dívidas e quitar os débitos em aberto para ficar com as finanças em dia.
Publicidade

No entanto, na hora de buscar pela melhor solução para as finanças pessoas, muitas pessoas ficam em dúvida entre renegociar uma dívida ou fazer a contratação de um empréstimo. Afinal, qual a melhor solução para tirar as finanças do vermelho? Vale lembrar, que para acabar com a dor de cabeça gerada pelas dívidas, muitos recorrem a empréstimos, para ter uma única parcela mensal.

Contudo, fazer uma renegociação da dívida também pode ajudar bastante nesse processo. No post a seguir iremos te mostrar qual a melhor estratégia para que coloque sua vida financeira nos eixos. Leia e saiba mais sobre o assunto e nossas dicas para te ajudar. Veja:

Finanças -Renegociar Dívida ou Fazer Empréstimo?

1° Dica para suas Finanças: Saiba quanto Deve

Sobretudo, antes de começar a iniciar qualquer tipo de solução para que coloque sua vida financeira em dia, saiba que vai precisar ter em mãos os dados detalhados sobre suas dívidas. Isso porque, é essencial que saiba o valor exato que está devendo. Então, nesse processo, indicamos que use um papel ou uma planilha para que anote os dados credores.

Por exemplo, valor total, empresa para qual está devendo, quantia que pode pagar, juros cobrados sobre a dívida e também a previsão para que faça o pagamento. Sendo assim, faça uma revisão de todas as suas contas que estão atrasadas e faça uma soma do total. Também precisa ver de quanto precisa caso faça o pagamento de tudo á vista.

2° Dica para suas Finanças: Faça um Raio X completo de sua vida financeira:

Então, agora que você já sabe o valor exato de suas dívidas, chegou a hora iniciar o processo para colocar suas finanças em ordem. Por isso, nossa dica é que você analise todos os extratos financeiros. Ou seja, você deve realizar um raio X exato e detalhado para saber para onde o seu dinheiro está sendo destinado. Vale lembrar, que nesse instante é muito importante que você tenha uma base de educação financeira para te ajudar.

Publicidade

Ao analisar suas finanças, veja todos os gastos que podem ser eliminados e os valores que você pode reservar todo mês para quitar suas dívidas. Saiba que entender a origem de sua dívida é algo essencial para que você evite passar pelo mesmo problema financeiro no futuro. Enfim, você deve planejar para que você faça uma renda extra para quitar as parcelas de suas dívidas e colocar suas finanças em controle.

3° Dica para as suas Finanças: Renegociar a sua Dívida 

Agora que já sabe os valores exatos de sua dívida, chegou a hora de destinar dinheiro para liquidar seus débitos. Por isso, saiba que vai precisar ir e busca de uma renegociação. Mas, grande parte das pessoas não sabem nem por onde começar na hora de fazer uma renegociação. Veja a seguir o passo a passo para te ajudar a fazer uma renegociação para as suas finanças:

1° Passo: Visite o seu Credor

Antes de mais nada, saiba que o mais indicado é que você vá até o seu credor para tentar um possível acordo. Contudo, é essencial que você esteja preparado para aceitar apenas propostas que caibam dentro do seu orçamento. Além disso, você deve estar ciente sobre o valor total que podem ser cobrados nas parcelas e as taxas de juros aplicada sobre a operação.

Saiba que buscar por uma renegociação é uma boca são pelo fato dos credores oferecerem maiores descontos para que você faça o pagamento. Também podem oferecer opções para que parcele sua dívida com os juros mais baixos, para que você liquide a sua dívida. Afinal, você está interessado em pagar a sua dívida e eles têm interesse em receber, onde ambas as partes são beneficiadas.

2° Passo: Faça parte de Mutirões para negociar as suas Dívidas

Existem alguns eventos que são promovidos para que você tem acesso a renegociações de suas dívidas e descontos que podem chegar até 95%. Por exemplo, por meio do Feirão Serasa Limpa Nome ou do Meu Acerto você consegue descontos e condições especiais para liquidar suas dívidas. Além disso essas plataformas estão disponíveis para que você faça renegociações online, sem precisar sair de casa e de modo simples, fácil e em poucos minutos.

3° Passo: Programa de Apoio ao Superendividado do Procon

Por fim, nem todas as pessoas têm acesso a essa opção. Mas, existem alguns estados que oferecem um atendimento de assessoria gratuita para as pessoas que estão inadimplentes. Nesse caso, por meio deste programa você tem acesso a condições atrativas para colocar suas finanças em ordem.

Também vai ter acesso às estratégias e até mesmo audiências para negociar sua dívida com credores. Basta procurar a unidade do Procon da cidade onde você mora para saber se esse serviço está disponível para sua região.

Finanças -Renegociar Dívida ou Fazer Empréstimo?

4° Dica para as suas Finanças:  A Portabilidade de Crédito

Sem dúvidas, realizar o processo de portabilidade de crédito pode ser uma boa opção para colocar as suas finanças no verde. De modo geral esse processo é quando você transfere a sua dívida de um banco para o outro. Além disso, trata-se de um método muito comum em dívidas de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e muitas outras modalidades.

Dessa maneira, você faz o pagamento da sua dívida, mas com as condições de outro banco. Isso pode ser uma boa opção para que você tenha acesso às condições mais atrativas de um banco. Por exemplo, ter acesso a taxas de juros mais baixas do que o seu atual banco. Para isso você deve fazer uma análise detalhada para saber se vai valer a pena fazer a portabilidade de crédito. Também preciso estar atento a todas as condições deste processo.

Vale a pena renegociar uma dívida ou fazer um empréstimo?

Saiba que não existe uma resposta definitiva para esta questão. Isso porque tudo vai depender das finanças e do perfil da pessoa que está endividada. Afinal, em algumas situações fazer uma negociação pode ser uma opção mais atrativa para o perfil de quem está devendo. Porém, em alguns casos fazer um empréstimo pode ser uma opção mais atrativa já que oferece a chance de quitar a dívida à vista e com descontos.

Ou seja, essa questão pode variar entre o perfil de quem está devendo, a dívida em questão e as condições oferecidas para negociação ou para fazer um novo empréstimo. Nossa dica é que você avalie bem as suas finanças e entenda a sua situação para saber qual opção atende melhor suas necessidades para que você quite os seus débitos.

Por fim, se está com dívidas e com as finanças no vermelho, não pode deixar de usar as nossas dicas a seu favor. Isso porque, para que coloque suas finanças em ordem, vai precisar de muito foco e estratégia. Por isso, não deixe de usar as nossas dicas para te ajudar. Tenha uma boa sorte e até a próxima!

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024
DISCLAIMER: Vale deixar claro que o PLUSONBR não é responsável pela aprovação ou liberação de qualquer produto financeiro ou aplicativo. Apenas disponibilizamos informações para tirar as dúvidas de nossos leitores. Saiba ainda que as informações podem mudar em pouco tempo. Então nosso site pode ficar com dados desatualizados rapidamente. Por isso, o PLUSONBR não oferece nenhuma garantia de que as informações de nosso site estejam atualizadas. Além disso, o PLUSONBR não faz a solicitação de dados pessoais dos leitores ou realiza cobranças. Então, se isso acontecer, deve entrar em contato com a nossa equipe o mais rápido possível.